Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

FIFA Women's World Cup Jun 22, 2019 Daniel Sousa

Alemanha 3-0 Nigéria: alemãs controladoras rumo aos 'quartos'

A Alemanha é a primeira seleção apurada para os quartos de final do Campeonato do Mundo de futebol feminino. Em Grenoble, a turma alemã levou a melhor sobre a Nigéria por 3-0 e assegurou a primeira vaga nas oito melhores equipas da prova.

A primeira parte foi dominada por uma Alemanha que teve quase sempre a posse da bola. A Nigéria, em bloco baixo, procurava suster as investidas da turma germânica que, em ataque posicional, procurava causar estragos.

O primeiro golo surge ao minuto 20, na sequência de um pontapé de canto conquistado pela Alemanha num lance onde toda a equipa germânica - à exceção da guarda-redes Schult - estava dentro do meio-campo nigeriano. Na sequência da bola parada, a inevitável Alexandra Popp apareceu esquecida pela defesa nigeriana no coração da área e cabeceou a contar.

O segundo golo do encontro surgiu sete minutos depois. Numa abordagem pouco feliz ao lance, Evelyn Nwabuoku acabou por pontapear o joelho de Lina Magull no lugar da bola. Após a análise do vídeo-árbitro (VAR), a juíza da partida não teve outra alternativa que não apontar para a marca de grande penalidade. Chamada à conversão, Sara Däbritz não desperdiçou a oportunidade de colocar as alemãs com um pé nos quartos de final.

Na segunda parte o jogo mudou. A Nigéria apareceu com um bloco mais subido e em busca de um golo que pudesse relançar as contas. Na verdade, as nigerianas estiveram perto de o fazer ao minuto 49, mas Oparanozie falhou a emenda por muito pouco.

Com a subida das africanas no terreno, surgiu mais espaço para as duas seleções jogarem e a Alemanha, apesar de continuar a manter a posse na maior parte do tempo, tinha agora mais oportunidades para sair em transição. O terceiro golo, contudo, surgiu num erro defensivo da Nigéria. Um mau passe deixou Lea Schuller em boa posição para marcar e a número 7 alemã, que estava a fazer uma exibição discreta, não desperdiçou a chance de colocar um golo na conta pessoal.

O terceiro golo da Alemanha atirou a Nigéria definitivamente ao tapete e a seleção africana não teve grandes argumentos para reagir. Na melhor ocasião, Oparanozie atirou de livre direto e fez a bola passar perto do travessão da baliza de Schult.

Com a primeira vaga conquistada, a Alemanha aguarda agora por adversária nos quartos de final. A próxima oponente das germânicas vai sair do confronto entre a Suécia e o Canadá.