Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

EHF EURO Jan 10, 2020 Daniel Sousa

Andebol. Portugal entra no Europeu com vitória histórica sobre a França

Fotografia: Andebol Portugal

A seleção portuguesa de andebol somou esta sexta-feira a primeira vitória no Campeonato da Europa da modalidade, que se disputa na Noruega. A equipa lusa conseguiu um triunfo histórico frente à França, por 28-25.

A equipa orientada por Paulo Pereira entrou algo nervosa e os franceses controlaram o marcador desde o primeiro instante. A vantagem gaulesa chegou a ser de três golos (6-3), mas a reação portuguesa começou a surgir. À medida que a primeira parte se aproximava do final, Portugal também se foi aproximando no marcador e conseguiu mesmo chegar ao empate (9-9). Com Alfredo Quintana particularmente inspirado na defesa das redes portuguesas, a equipa das quinas terminou os primeiros 30 minutos em grande nível e saiu para o intervalo a vencer por 12-11.

A segunda parte arrancou com Portugal na frente, mas com os franceses a não se darem por vencidos. A França ainda passou pela frente do marcador em alguns momentos menos bons da equipa lusa, mas a defesa compacta e agressiva de Portugal, aliada às constantes defesas de Quintana e ao bom jogo de pontas permitiu que a equipa portuguesa conseguisse manter-se na frente do resultado. O encontro chegou empatado a 25 aos últimos instantes, mas Portugal manteve a frieza e conseguiu três golos de rajada para alcançar um triunfo histórico no regresso a uma fase final de um Campeonato da Europa, onde os lusos não chegavam há 14 anos. Diogo Branquinho, com cinco golos, foi o principal artilheiro dos comandados de Paulo Pereira.

A seleção portuguesa sai na liderança do Grupo D, juntamente com a Noruega, que venceu a Bósnia e Herzegovina por 32-26.

Atualizado às 21h31.