Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Brasileirão Dec 25, 2019 Clara Oliveira

Bruno Guimarães: Pronto para conquistar a Europa

Fotografia: Athletico Paranaense

O número 39 do Athletico Paranaense chama a atenção de qualquer adepto do futebol. Quando pensamos no jogador brasileiro, a alegria e a vontade quando toca na bola vem-nos logo ao pensamento, e Bruno Guimarães juntou a isso a classe e o virtuosismo. Não espanta que meio mundo esteja de olho no jovem médio, mais recentemente apontado ao SL Benfica.

Com ele, não podemos contar com uma veia goleadora, nem com as assistências de encher o olho. No entanto, a manobra ofensiva do furacão passa toda por ele. O destro chegou ao clube em 2017 e em pouco tempo tornou-se um jogador indispensável, entrando no radar da seleção brasileira.

É fácil hoje em dia um adepto pesquisar e julgar pelos vídeos do YouTube, e logo se percebe que os “túneis” e as melhores fintas entram nas coletâneas dos seus jogos. Analisando a fundo, delicia a visão de jogo e a inteligência com que lê o que o rodeia. Após uma época boa dos paranaenses, os adeptos já vêm o seu prodígio a bater asas e voar para novas paragens.

Com a campanha do Flamengo, as exibições do médio começaram a passar para segundo plano, mas os treinadores do Brasileirão não deixaram passar o perfume que Bruxo deitou nos campos por onde passou. Além da vertente ofensiva, também encaixava bem em posições mais atrasadas no terreno, pensando o jogo antes de muitos outros que o rodeiam.

Apesar da altura considerável (1,82m), uma das maiores fraquezas do brasileiro é o cabeceamento, talvez pelas suas características no terreno. Quem conseguir garantir os serviços de Bruno Guimarães pode esperar um poço de talento e pulmões de lutador, nunca dando um lance por perdido. A Liga Portuguesa, neste caso, ganharia ao ter um jogador deste calibre.