Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Campeonato de Portugal Nov 06, 2019 Daniel Sousa

Campeonato de Portugal: Arouca lidera, Lusitânia de Lourosa volta a vencer e SC Espinho não perde há 10 jogos

Fotografia: FC Felgueiras 1932

A nona jornada da Série B do Campeonato de Portugal viu ficar quase tudo igual nos lugares cimeiros. O FC Arouca continua a liderar, seguido pelo Lusitânia de Lourosa, que regressou às vitórias. A principal mudança prende-se com a descida do Leça FC ao quinto lugar, na sequência de mais um desaire. A equipa orientada por Domingos Barros, que já foi líder, não ganha desde a quinta jornada.

A ronda arrancou com a receção do FC Felgueiras 1932 ao SC Vila Real. A equipa orientada por Luís Pinto, que teve um arranque de campeonato algo contido, soltou-se nas últimas partidas e conquistou a terceira vitória nas últimas quatro jornadas, ao triunfar por 3-2. Ao minuto 18, na sequência de um ataque dos homens da casa pela direita, Raúl Babo acabou por desviar o cruzamento para a própria baliza e inaugurou o marcador. O FC Felgueiras 1932 chegou ao segundo tento já no último minuto da primeira parte, num lance verdadeiramente mágico de Luís Tinoco. O lateral esquerdo marcou de canto direto e levou a equipa a vencer por 2-0 para o descanso.

No reatamento, Rabiola fez o gosto ao pé na conversão de uma grande penalidade, ao minuto 51, e aumentou a vantagem. Também através da marca dos onze metros, o SC Vila Real chegou ao 3-1 já dentro dos últimos 20 minutos, por intermédio de Zé Lopes. A equipa visitante ainda chegou ao segundo golo, já em período de descontos, com o remate de Miguel Carreira a bater João Kuspiosz, que não ficou bem na fotografia. Apesar da reação na ponta final, o "lanterna vermelha" do campeonato averbou a quinta derrota consecutiva.

Golos foi coisa que também não faltou na partida entre o Gondomar SC e o FC Pedras Rubras. A equipa da casa venceu por 4-3, naquele que foi o primeiro triunfo nas últimas cinco jornadas da prova. Tiago Silva ainda deu vantagem aos forasteiros, com uma grande penalidade convertida ao minuto 19. No entanto, os anfitriões deram a volta ao resultado ainda dentro da primeira parte. Ao minuto 41, na sequência de um livre lateral e de muita confusão na área, Filipe Relvas acabou por marcar na própria baliza e oferecer o empate ao Gondomar SC, que voltou a recorrer à bola parada para operar a cambalhota no resultado. Em cima do minuto 45, após um pontapé de canto cobrado à direita do ataque, o esférico chegou ao segundo poste, onde apareceu Rui Filipe a finalizar.

No segundo tempo, e antes que os visitantes pudessem reagir, a equipa orientada por Pedro Pinto aumentou a contagem para 3-1. Jorge Costa largou para a frente um remate de meia distância e Ângelo estava no sítio certo para marcar. O FC Pedras Rubras não baixou os braços e reduziu nove minutos depois, com Carlos Mendes a aproveitar uma bola parada para marcar de cabeça. A bola parada voltou a funcionar para os visitantes cinco minutos depois, com Dibola Júnior a empatar na sequência de um pontapé de canto. A igualdade, porém, durou apenas até ao minuto 70, altura em que Fausto Lourenço devolveu a vantagem ao Gondomar SC, depois de um grande trabalho dentro da área.

Em Vila Nova de Gaia, o SC Espinho deu continuidade a uma série tremendamente positiva. Os vareiros estão há 10 jogos sem perder em todas as competições e somaram mais uma vitória na visita ao Valadares Gaia, por 0-3. Os golos surgiram apenas na segunda parte, com Miguel Baptista a abrir o marcador aos 47 minutos, ao desviar com a coxa um remate de João Ricardo. Oito minutos depois, foi na profundidade que os visitantes descobriram o segundo tento da partida. Jota fugiu à defesa gaiense e só parou na área, onde atirou a contar. Em cima do minuto 90, Jota bisou após um grande trabalho individual de Nathan Gomes.

Fotografia: Amarante FC

O Amarante FC e a AD Castro Daire prolongaram as séries de jogos sem perder, ao empatarem a uma bola. A equipa da casa, que soma agora três partidas consecutivas sem perder, adiantou-se na primeira parte, com um golo de Simão Rocha (20'). Contudo, Luís Barry restabeleceu a igualdade à entrada para os últimos 20 minutos e garantiu à equipa da AF Viseu a quarta partida consecutiva sem conhecer o sabor da derrota.

Depois da vitória frente ao Lusitânia de Lourosa, a AD Sanjoanense somou mais três pontos na visita à USC Paredes. A equipa de São João da Madeira continua a perseguir os lugares cimeiros e, apesar da boa réplica oferecida pela equipa da casa, conseguiu triunfar por 0-2. A resistência dos anfitriões durou até ao minuto 73, altura em que uma bola perdida na área da USC Paredes sobrou para o forte remate de Élder Santana. Apenas quatro minutos depois, Menaour Belkheir converteu uma grande penalidade e sentenciou a partida.

De regresso a Vila Nova de Gaia, o encontro entre dois conjuntos da metade superior da tabela, o Canelas 2010 e o Lusitano Vildemoinhos, terminou empatado sem golos. Mas, o que faltou nessa partida, foi compensado no embate entre o Lusitânia de Lourosa e o Ginásio Figueirense, que teve cinco golos. A equipa de Aveiro regressou aos triunfos, ao vencer por 4-1, e impôs a terceira derrota consecutiva à equipa de Figueira de Castelo Rodrigo. Um bis de Léo (21' e 45') colocou a formação orientada por Rui Quinta a vencer por 2-0 ao intervalo. Na segunda parte, Jaime Poulson fez o terceiro aos 54 minutos e, se dúvidas ainda restassem, Goba Zakpa dissipou as mesmas aos 69 minutos. Os forasteiros chegaram ao golo de honra em cima do minuto 90.

No Municipal de Arouca, uma grande segunda parte do FC Arouca resultou na quarta vitória consecutiva dos comandados de Henrique Nunes, que mantiveram a liderança da prova. Os golos de Fábio Fortes (56' e 73') e Adílio Santos (63') bateram o Leça FC, que não vence desde a quinta jornada e perdeu duas posições na tabela. No encerramento da jornada, o Trofense prolongou a série negra de resultados, ao ser derrotado em casa pelo SC Coimbrões. A equipa da Trofa cedeu perante os golos de Alex Tanque (8') e Ivo Lucas (37') e já não vence desde a segunda jornada.

Campeonato de Portugal
Série B - Jornada 9

FC Felgueiras 1932 3 - 2 SC Vila Real
(Raúl Babo 18'pb, Luís Tinoco 44', Rabiola 51'pen; Zé Lopes 73'pen, Miguel Carreira 90+1')

Gondomar SC 4 - 3 FC Pedras Rubras
(Filipe Relvas 41'pb, Rui Filipe 45', Ângelo 46', Fausto Lourenço 70'; Tiago Silva 19'pen, Carlos Mendes 55', Dibola Júnior 60')

Valadares Gaia 0 - 3 SC Espinho
(Miguel Baptista 47', Jota 55' 90')

Amarante FC 1 - 1 AD Castro Daire
(Simão Rocha 20'; Luís Barry 70')

USC Paredes 0 - 2 AD Sanjoanense
(Élder Santana 73', Menaour Belkheir 77'pen)

Canelas 2010 0 - 0 Lusitano Vildemoinhos

Lusitânia de Lourosa 4 - 1 Ginásio Figueirense
(Léo 21' 45', Jaime Poulson 54', Goba Zakpa 69'; Kojo 90')

FC Arouca 3 - 0 Leça FC
(Fábio Fortes 56' 73', Adílio Santos 63')

Trofense 0 - 2 SC Coimbrões
(Alex Tanque 8', Ivo Lucas 37')

Classificação:
1. FC Arouca, 22 pontos
2. Lusitânia de Lourosa, 20
3. AD Sanjoanense, 19
4. SC Espinho, 18
5. Leça FC, 17
6. Lusitano Vildemoinhos, 16
7. Valadares Gaia, 13
8. FC Felgueiras 1932, 13
9. Canelas 2010, 13
10. SC Coimbrões, 10
11. USC Paredes, 12
12. FC Pedras Rubras, 9
13. Amarante FC, 8
14. AD Castro Daire, 8
15. Gondomar SC, 8
16. Ginásio Figueirense, 7
17. Trofense, 5
18. SC Vila Real, 4