Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Campeonato de Portugal Nov 06, 2019 Daniel Sousa

Campeonato de Portugal: FC Vizela e Maria da Fonte goleadores, AD Fafe chega-se aos lugares cimeiros

Fotografia: AD Fafe

A jornada nove do Campeonato de Portugal decorreu no passado fim de semana. Na Série A, o FC Vizela manteve a liderança com uma goleada expressiva, a mesma receita que o Maria da Fonte aplicou no regresso às vitórias caseiras. A AD Fafe continua a recuperar terreno e já está muito perto dos lugares de acesso ao play-off.

Fotografia: Grupo Desportivo de Chaves

Começamos a jornada por uma partida entre duas equipas com objetivos semelhantes, a manutenção. O Berço SC recebeu o GD Chaves Satélite, "lanterna vermelha" do campeonato, e a partida terminou empatada a uma bola. Depois do triunfo frente ao Vitória SC B, os vimaranenses tinham esperança de conseguir a segunda vitória consecutiva, e o golo de Halef Pitbull (15') reforçou essa ambição. No entanto, a equipa transmontana fez o empate ainda na primeira parte, com um golo apontado por João Paredes em cima do minuto 45. Na segunda parte, o placard não se alterou e as duas equipas dividiram pontos, uma situação que agrada mais ao Berço SC do que propriamente aos flavienses, que continuam sem vencer.

Fotografia: SC Braga

Ainda no sábado, o SC Braga B recebeu um GD Bragança que também luta com unhas e dentes para se manter à tona da água. A equipa minhota, que luta por outros objetivos, venceu a partida por 2-0. A equipa orientada por Rúben Amorim abriu o ativo aos 31 minutos, num lance bem desenhado. Kiki investiu pela esquerda do ataque, ganhou a linha de fundo e cruzou atrasado para Gonçalo Gregório, que amorteceu para o remate certeiro de Schurrle. O goleador bracarense, no entanto, não terminou o jogo sem fazer o gosto ao pé. Ao minuto 85, Gonçalo Gregório aproveitou uma grande penalidade para sentenciar o encontro e assinar o 10.º golo no campeonato.

Depois de, na última partida disputada em casa, o Maria da Fonte ter cedido a primeira derrota na competição, a equipa da Póvoa de Lanhoso fez as pazes com os adeptos na receção ao CDC Montalegre. Os marifontistas venceram por 4-0 e deram seguimento à vitória da jornada anterior, no terreno do União da Madeira (2-3). Nos Moinhos Novos, entrou melhor a equipa da casa e, aos seis minutos, Tanela apareceu sozinho ao segundo poste para finalizar, na sequência de um lance de insistência da equipa da casa.

A equipa visitante teve dificuldades para se encontrar e, aos 42 minutos, Tiago Oliveira não teve outra solução que não travar Henrique Vieira em falta dentro da área. O árbitro apontou para a marca de grande penalidade e o defesa do CDC Montalegre escapou à expulsão (tinha visto um cartão amarelo ao minuto 29), mas a equipa não escapou ao segundo golo sofrido. Telmo Fernandes, chamado à conversão, fez o 2-0. Nuno Rafael ainda adivinhou o lado e chegou mesmo a tocar na bola, mas o remate do '10' marifontista foi bem colocado.

Nos instantes iniciais da segunda parte, o Maria da Fonte chegou ao 3-0. A equipa do CDC Montalegre foi apanhada distraída e Luiz Alberto, com um livre na zona do meio-campo, colocou rasteiro para Miguel Lima que, isolado, só teve que bater Nuno Rafael para fazer o sexto golo na competição. O camisola 11 deu depois lugar a Bruno Silva, que foi ainda a tempo de fazer o quarto golo aos 82 minutos, a passe de Tanela.

Fotografia: Rádio Brigantia

Na visita ao reduto do SC Mirandela, o Merelinense somou mais uma vitória. A equipa bracarense não desarma na perseguição à liderança e segurou o segundo lugar na tabela classificativa. Um golo de Jorginho, ao minuto 27, foi tudo o que a equipa orientada por Orlando Costa precisou para vencer fora de portas, perante um SC Mirandela que terminou reduzido a dez elementos, por expulsão de Felipe Borges (65').

Fotografia: Juventude de Pedras Salgadas

Em Vila Pouca de Aguiar, a Juventude de Pedras Salgadas e o CSD Câmara de Lobos empataram sem golos. As duas equipas, que lutam pela manutenção, dividiram pontos numa partida onde o conjunto da casa jogou durante quase toda a segunda parte com menos um elemento. O guarda-redes Hugo Silva foi expulso ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos, mas a equipa madeirense também ficou reduzida a dez unidades ao minuto 85, com a expulsão de Tomás Rodrigues.

Depois do empate em Bragança, a AD Fafe regressou para junto dos seus adeptos e aproveitou para reentrar no caminho dos triunfos. A equipa fafense bateu o União da Madeira por 3-1 e continua a atravessar um grande momento de forma. Tiago Nogueira abriu o ativo aos 20 minutos, mas os madeirenses empataram ainda na primeira parte, por intermédio de Cristiano Vasconcelos (38').

A igualdade prolongou-se durante grande parte da etapa complementar e só ao minuto 70, já numa fase decisiva da partida, é que a equipa da casa voltou a passar para o comando, com um golo de Malik Abubakari. Aos 90+2', o recém-entrado Chico apontou o golo que confirmou o triunfo da equipa da casa.

Fotografia: FC Vizela

O FC Vizela continua sem facilitar e conquistou a oitava vitória em nove jornadas. A formação vizelense bateu o CD Cerveira por 6-1, numa partida em que o líder do campeonato já vencia por dois golos de diferença ao intervalo.

A equipa da casa entrou forte, a impor um ritmo alto no encontro, e chegou à vantagem ainda antes de estarem concluídos os primeiros dez minutos. Mohamed Aidara, na sequência de um pontapé de canto do lado esquerdo do ataque, cabeceou para o fundo da baliza adversária. A equipa visitante acusou o golo sofrido e, três minutos depois, sofreu novamente. O FC Vizela rompeu com facilidade pela direita do ataque e Samu aproveitou para, livre de marcação, fuzilar a baliza à guarda de António Marafona

As oportunidades continuaram a surgir e o guardião do CD Cerveira teve que se aplicar para negar o terceiro golo dos homens da casa. Aos 38 minutos, os forasteiros reduziram a desvantagem por intermédio de Tiago Cruz, num dos poucos lances de qualidade construídos pelo ataque da equipa comandada por Francisco Tobias. A reação dos anfitriões foi imediata e Landinho restabeleceu a vantagem de dois golos do FC Vizela, num lance em que os jogadores visitantes protestaram em larga escala, uma vez que um jogador estava caído no relvado quando o atleta da casa alvejou a baliza de António Marafona.

No arranque do segundo tempo, foi na profundidade que o FC Vizela descobriu o caminho para o 4-1. Diogo Ribeiro ganhou as costas da defesa adversária e só teve que escolher um lado para finalizar. Seis minutos depois, na sequência de um pontapé de canto, o mesmo Diogo Ribeiro voltou a marcar e fez o quinto golo no campeonato. O sexto golo apareceu ao minuto 72, numa grande execução de Kiko Bondoso, que rematou de primeira ao ângulo superior direito da baliza de António Marafona, na sequência de um cruzamento atrasado vindo da direita. O FC Vizela venceu e convenceu, num encontro em que os números podiam ter sido outros.

Em Guimarães, o Vitória SC B dominou mas não conseguiu levar a melhor sobre a AD Oliveirense. Os vitorianos cederam um empate a uma bola, num jogo onde os golos foram apontados no primeiro tempo. Juan Balanta colocou os visitantes em vantagem aos 17 minutos, na marcação de um livre direto. Aos 44', na sequência de uma boa jogada, Nicolas Janvier arriscou na meia distância e foi feliz, assegurando o empate para a formação vimaranense.

No fecho da jornada, a equipa B do Marítimo recebeu a AR São Martinho. Numa partida entre equipas que ocupam lugares a meio da tabela, os madeirenses foram mais fortes e venceram por 1-0, com um golo de Nassur Bacem (24'). O triunfo permitiu aos insulares ultrapassar o adversário na tabela classificativa.

Campeonato de Portugal
Série A - Jornada 9

Berço SC 1 - 1 GD Chaves Satélite
(Halef Pitbull 15'; João Paredes 45')

SC Braga B 2 - 0 GD Bragança
(Schurrle 31', Gonçalo Gregório 85'pen)

Maria da Fonte 4 - 0 CDC Montalegre
(Tanela 6', Telmo Fernandes 42'pen, Miguel Lima 49', Bruno Silva 82')

SC Mirandela 0 - 1 Merelinense
(Jorginho 27')

Juventude de Pedras Salgadas 0 - 0 CSD Câmara de Lobos

AD Fafe 3 - 1 União da Madeira
(Tiago Nogueira 20', Malik Abubakari 70', Chico 90+2'; Cristiano Vasconcelos 38')

FC Vizela 6 - 1 CD Cerveira
(Mohamed Aidara 8', Samu 11', Landinho 41', Diogo Ribeiro 49' 55', Kiko Bondoso 72'; Tiago Cruz 38')

Vitória SC B 1 - 1 AD Oliveirense
(Nicolas Janvier 44'; Juan Balanta 17')

Marítimo B 1 - 0 AR São Martinho
(Nassur Bacem 24')

Classificação:
1. FC Vizela, 24 pontos
2. Merelinense, 20
3. SC Braga B, 19
4. AD Fafe, 17
5. Vitória SC B, 17
6. Maria da Fonte, 16
7. CDC Montalegre, 16
8. Marítimo B, 15
9. SC Mirandela, 13
10. AR São Martinho, 13
11. Berço SC, 9
12. GD Bragança, 9
13. Juventude de Pedras Salgadas, 8
14. União da Madeira, 7 (-1 jogo)
15. AD Oliveirense, 6
16. CSD Câmara de Lobos, 5 (-1 jogo)
17. CD Cerveira, 5
18. GD Chaves Satélite, 3