Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Campeonato de Portugal Oct 07, 2019 Tiago Gomes

Campeonato de Portugal: Maria da Fonte é a única equipa invicta na Série A

No passado domingo, concluiu-se a sexta jornada da Série A do Campeonato de Portugal. Numa jornada com menos golos que o habitual, o Vizela foi derrotado pela primeira vez mantendo, no entanto, a liderança. O Merelinense também perdeu, pelo que o Maria da Fonte é agora a única equipa ainda invicta na prova.

Num jogo com poucas oportunidades, o Cerveira recebeu e empatou (0-0) frente ao Mirandela, mantendo-se assim nos lugares de despromoção, enquanto os visitantes seguem a sua caminhada no meio da tabela. Em mais um nulo, o Bragança recebeu a única equipa invencível da série, o Maria da Fonte. Num jogo dominado pelos homens da casa, o 0-0 prevaleceu permitindo a ambos os clubes manterem-se a meio da tabela.

O outro jogo sem golos registou-se num dérbi madeirense, onde o Marítimo B visitou o União da Madeira. O encontro foi equilibrado, registando-se um ligeiro ascendente para a equipa visitante. Ambas as equipas seguem assim na metade inferior da tabela, embora fora da zona vermelha.

Em São Martinho do Campo, ocorreu um reencontro entre dois clubes que se defrontaram no passado fim de semana para a Taça de Portugal. No entanto, desta vez a sorte sorriu à equipa tirsense. Logo nos primeiros minutos, o São Martinho abriu uma vantagem de dois golos, Rogério Pinto (2’) e Zé Pedro (7’) apontaram os tentos. O resultado manteve-se até ao intervalo. O Merelinense ainda mantinha esperanças de prolongar a invencibilidade, mas essas chegaram ao fim quando, aos 51 minutos, João Carneiro fez o 3-0. Um auto-golo de Tiago Valente fixou o resultado final em 3-1. Com este resultado, os homens da casa aproximam-se dos lugares cimeiros, ficando apenas um ponto atrás do Merelinense.

Num encontro entre duas equipas da zona de despromoção, a AD Oliveirense levou a melhor em casa sobre o Pedras Salgadas, que segue assim sem vencer e como lanterna vermelha do campeonato. Dois golos de Armand Bagramyan (65’ e 80’) fixaram o placard em 2-0, aproximando-se a equipa da casa dos lugares de salvação.

Em Guimarães houve dérbi minhoto entre Berço e SC Braga B, que terminou num dos jogos com mais golos da jornada. A equipa visitante adiantou-se cedo no marcador por intermédio de Afonso Caetano (7’). A vantagem não durou até ao intervalo pois, aos 38 minutos, o brasileiro Halef Pitbull empatou o desafio e fixou o resultado em 1-1 no interregno. Valentin Rémy, aos 28 minutos do segundo tempo, pensou ter dado a vitória à sua equipa, no entanto, no tempo de compensação, o melhor marcador do campeonato, Gonçalo Gregório, empatou novamente a partida. 2-2 foi o resultado final permitindo ao Berço manter-se fora da zona de despromoção e ao SC Braga B ficar a três pontos do play-off.

O outro empate a duas bolas da jornada foi registado na pérola do Atlântico. O Câmara de Lobos recebeu o Montalegre e ambos proporcionaram um jogo bastante animado. Após um primeiro tempo sem golos, a segunda parte foi eletrizante. Loris Goubelle adiantou os madeirenses no marcador aos 56 minutos. A vantagem, porém, durou apenas 12 minutos, pois Álvaro Branco fez o 1-1. Seis minutos depois, Anderson Zangão não perdoou na marcação de uma grande penalidade (74’) e consumou a reviravolta. Quando o jogo parecia decidido, outra grande penalidade, bem dentro do tempo de compensação, possibilitou aos visitados chegar ao empate. Karim Chaban foi o autor do golo, que não é suficiente para o Câmara de Lobos sair da zona de despromoção. Os visitantes saíram frustados do encontro mas encontram-se em lugar de play-off, apenas atrás do líder Vizela.

O penúltimo classificado, Chaves Satélite, recebeu e saiu derrotado do encontro frente ao Fafe, que tem vindo a subir de forma e chegou à segunda vitória consecutiva em jogos do campeonato. Malik Abubakari foi o autor do tento solitário (62’). O Fafe coloca-se assim a apenas três pontos dos lugares de play-off.

Por fim, no último e grande jogo da jornada, o Vitória SC B derrotou em casa o líder Vizela. Num desafio bem disputado, Vincent Marcel marcou o único golo do jogo aos 56 minutos. Os visitados colam-se assim ao Montalegre na perseguição aos vizelenses.


Campeonato de Portugal - Série A
Jornada 6

Cerveira 0-0 Mirandela

Bragança 0-0 Maria da Fonte

AR São Martinho 3-1 Merelinense
(Rogério Pinto 2', Zé Pedro 7', João Carneiro 53'; Tiago Valente 80'pb)

AD Oliveirense 2-0 Pedras Salgadas
(Armand Bagramyan 65' 80')

Berço 2-2 SC Braga B
(Halef Pitbull 38', Valentin Rémy 73'; Afonso Caetano 7', Gonçalo Gregório 90+6')

União da Madeira 0-0 Marítimo B

Chaves Satélite 0-1 Fafe
(Malik Abubakari 62')

Câmara de Lobos 2-2 Montalegre
(Loris Goubelle 56', Karim Chaban 90+6'pen; Álvaro Branco 68', Anderson Zangão 74'pen)

Vitória SC B 1-0 Vizela
(Vincent Marcel 56')

Classificação:
1. Vizela, 15 pontos
2. Montalegre, 13
3. Vitória SC B, 13
4. Merelinense, 11
5. SC Braga B, 10
6. Maria da Fonte, 10
7. Fafe, 10
8. AR São Martinho, 10
9. Mirandela, 10
10. Bragança, 8
11. União da Madeira, 8
12. Marítimo B, 6
13. Berço, 5
14. AD Oliveirense, 5
15. Câmara de Lobos, 4
16. Cerveira, 4
17. Chaves Satélite, 2
18. Pedras Salgadas, 1