Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Campeonato de Portugal Nov 07, 2019 Daniel Sousa

Campeonato de Portugal: Olhanense e Real SC aplicam ''chapa 5''

A nona jornada da Série D do Campeonato de Portugal trouxe mais uma vitória para o SC Olhanense, que não arreda pé do topo da tabela. O mais direto perseguidor, o FC Alverca, também triunfou e continua à espera de um deslize dos algarvios.

A ronda arrancou com a receção do 1.º Dezembro ao Amora FC. A equipa da casa procurava regressar às vitórias, depois do desaire da última jornada, ao passo que os visitantes estavam em busca do terceiro triunfo consecutivo no campeonato. Ao minuto 50, uma perda de bola dos anfitriões em zona proibida acabou por permitir a Adílio Varela fazer o único golo do encontro. O Amora FC ainda acabou reduzido a dez, por expulsão de Tiago Correia ao minuto 77, mas o 1.º Dezembro não conseguiu aproveitar o tempo que jogou em superioridade numérica para fazer mossa.

Uma grande penalidade convertida, aos 16 minutos, por Gonçalo Maria, deixou o GS Loures em vantagem perante o Lusitano de Évora. Com muito apoio nas bancadas, a equipa da casa aumentou a vantagem ao minuto 37, numa grande jogada que terminou com o remate de primeira de Amadu Turé. Os visitantes ainda reduziram na primeira parte, com David Silva a marcar de cabeça após um grande trabalho individual de Sócrates Pedro. Contudo, o resultado não se voltou a alterar e os três pontos ficaram com os homens da casa.

O Oriental e o Sintra Football proporcionaram um encontro muito animado, que terminou empatado a duas bolas. As duas equipas, que ocupam lugares a meio da tabela, chegaram ao intervalo empatadas a zero e só na segunda parte é que os tentos apareceram. Os sintrenses foram os primeiros a marcar, aos 51 minutos, com David Joshua a iniciar e a terminar a jogada. O Oriental empatou à entrada para o último quarto de hora, com uma grande penalidade convertida por Diogo Tavares. Também da marca dos onze metros a equipa visitante conseguiu regressar ao comando. A cinco minutos do final, Élvis Fernandes fez o 1-2. Num último suspiro, o Oriental acabou por empatar ao minuto 89, com um pontapé certeiro de Nélson Landim.

No Pinhal Novo, o Pinhalnovense bateu o Sacavenense por 3-1. A equipa da casa, que somou a terceira jornada consecutiva sem perder, colocou-se em vantagem em cima do primeiro quarto de hora. Na sequência de um pontapé de canto, Diego Zaporo subiu mais alto que os adversários e cabeceou para o 1-0. Também de bola parada a equipa de Sacavém chegou ao empate, ainda no primeiro tempo. O relógio assinalava o minuto 35 quando Élsinho, de livre direto, assinou um grande golo. O empate foi-se mantendo durante a segunda parte, até que o Pinhalnovense voltou ao comando. Aos 78 minutos, Yuran Lopes não desperdiçou uma grande penalidade e devolveu a vantagem aos homens da casa. Já em tempo de descontos, o Pinhalnovense não quis só manter a posse de bola e chegou ao terceiro golo, com Diego Zaporo a bisar na conclusão de uma bela jogada de ataque pela esquerda.

Uma das goleadas da jornada surgiu em Queluz, onde o Real SC aplicou "chapa 5" ao Esperança de Lagos (5-1). João Ventura, com um bom pontapé de pé esquerdo, abriu o marcador aos 14 minutos e, dois minutos depois, os algarvios chegaram ao empate. Chico viu a bola sobrar para si à entrada da área e fez o chapéu a David Grilo. Depois desta reação imediata, a equipa do Algarve não teve argumentos para contrariar a superioridade dos homens da casa. Sandro Silva, ao minuto 26, devolveu a vantagem ao Real SC, na sequência de um pontapé de canto, e Ruizinho Furtado fez o 3-1 ainda na primeira parte. Na etapa complementar, Diogo David aumentou para 4-1 aos 51 minutos e o momento alto da partida ficou reservado para o minuto 82. Na sequência de um mau passe da equipa visitante, Ballack ficou com a bola, correu alguns metros e disparou de fora da área para um grande golo.

Em Armação de Pêra, o Armacenenses foi derrotado pelo Olímpico do Montijo, por 0-2. A equipa forasteira entrou muito bem na partida e adiantou-se logo aos oito minutos. Hélio Roque cruzou da direita e Kenedy Có, depois de tirar o defesa da jogada com a receção do esférico, finalizou com qualidade para o 0-1. Ao minuto 30, a equipa visitante acabou por fechar o resultado com um golo de Diogo Branco, que aproveitou uma bola perdida na área do Armacenenses e desviou para a baliza.

O FC Alverca teve a tarefa muito complicada na visita ao Sintrense. O segundo classificado do campeonato adiantou-se aos 50 minutos, por intermédio de André Duarte, mas a resposta da equipa da casa foi quase imediata. Apenas sete minutos depois, Rodrigo Parreira restabeleceu a igualdade. Só na reta final da partida, com dez minutos para jogar, é que os visitantes conseguiram chegar a golo da vitória, apontado por Wilson Rodrigues.

A vitória permite ao FC Alverca continuar na perseguição ao SC Olhanense, que goleou o Fabril do Barreiro por 5-0. Adewale Sapara abriu o marcador logo aos cinco minutos, depois de ter ganho as costas da defesa adversária. Na primeira parte, a formação de Olhão ainda fez mais dois golos e deixou a questão praticamente resolvida. João Vasco, ao minuto 31, fez o 2-0 e, aos 42', o SC Olhanense chegou ao terceiro de forma caricata. Na conversão de uma grande penalidade, Caleb decidiu não atirar à baliza mas sim dar um ligeiro toque na bola para o lado esquerdo, onde apareceu Mohcine Hassan para finalizar. No segundo tempo, Mohcine Hassan bisou, na sequência de uma boa jogada pela direita, e João Vasco seguiu-lhe as pisadas, assistido por Hassan, que foi a figura do encontro.

A jornada nove deveria ter ainda visto o Louletano receber o Aljustrelense. Contudo, as duas equipas inverteram a ordem dos jogos e disputaram, em Aljustrel, o encontro relativo à jornada 26. A equipa da casa acabou por vencer por 2-1, com um golo já perto do final da partida. Edson Pires, de grande penalidade, fez ao minuto 27 o golo que levou o Aljustrelense a vencer para o intervalo. O Louletano respondeu na segunda parte, com Rafa Fonseca a aparecer sozinho ao primeiro poste para desviar um pontapé de canto batido da direita. Contudo, uma tentativa de saída rápida para o ataque acabou por deitar tudo a perder para a equipa algarvia. O guarda-redes Lucas Paes repôs mal a bola e o Aljustrelense aproveitou o contra-ataque para chegar ao 2-1, por intermédio de Hugo Cardoso.

Campeonato de Portugal
Série D - Jornada 9

1.º Dezembro 0 - 1 Amora FC
(Adílio Varela 50')

GS Loures 2 - 1 Lusitano de Évora
(Gonçalo Maria 16'pen, Amadu Turé 37'; David Silva 41')

Oriental 2 - 2 Sintra Football
(Diogo Tavares 74'pen, Nélson Landim 89'; David Joshua 51', Élvis Fernandes 85'pen)

Pinhalnovense 3 - 1 Sacavenense
(Diego Zaporo 15' 90+3', Yuran Lopes 78'pen; Élsinho 35')

Real SC 5 - 1 Esperança de Lagos
(João Ventura 14', Sandro Silva 26', Ruizinho Furtado 40'pen, Diogo David 51', Ballack 82'; Chico 16')

Armacenenses 0 - 2 Olímpico do Montijo
(Kenedy Có 8', Diogo Branco 30')

Sintrense 1 - 2 FC Alverca
(Rodrigo Parreira 57'; André Duarte 50', Wilson Rodrigues 80')

SC Olhanense 5 - 0 Fabril do Barreiro

(Adewale Sapara 5', João Vasco 31' 68', Mohcine Hassan 42' 63')

Louletano - Aljustrelense, adiado (inversão de calendário)

Jornada 26

Aljustrelense 2 - 1 Louletano
(Edson Pires 27'pen, Hugo Cardoso 84'; Rafa Fonseca 63')

Classificação:
1. SC Olhanense, 22 pontos
2. FC Alverca, 20
3. Real SC, 18
4. Louletano, 17
5. Pinhalnovense, 16
6. 1.º Dezembro, 15
7. GS Loures, 14
8. Amora FC, 13
9. Oriental, 12
10. Sintra Football, 11
11. Sintrense, 10
12. Sacavenense, 10
13. Armacenenses, 10
14. Olímpico do Montijo, 9
15. Lusitano de Évora, 7
16. Aljustrelense, 6
17. Esperança de Lagos, 6
18. Fabril do Barreiro, 4