Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Campeonato de Portugal Dec 02, 2019 Daniel Sousa

Campeonato de Portugal. SC Braga B aguenta pressão da AD Fafe e recupera segundo lugar

O SC Braga B venceu, este domingo, na visita ao CSD Câmara de Lobos e segurou o segundo lugar da Série A do Campeonato de Portugal. Os bracarenses venceram de forma clara por 0-4 e não cederam à pressão imposta pela vitória da AD Fafe no sábado, que tinha colocado os fafenses provisoriamente no segundo posto.

Os Gverreiros do Minho chegaram cedo à vantagem. Anthony Correia abriu o marcador aos cinco minutos e permitiu à equipa orientada por Rúben Amorim controlar desde os primeiros instantes. Os restantes golos, contudo, surgiram apenas na etapa complementar. Schurrle bisou, com tentos aos 46 e aos 57 minutos, cabendo a Anthony Correia seguir-lhe as pisadas e também ele bisar ao minuto 67.

Os bracarenses somam agora 28 pontos e ocupam o segundo lugar, enquanto que os madeirenses continuam na última posição, com apenas cinco pontos conquistados.

FC Vizela segue líder; Berço SC e Vitória SC B vencem fora em domingo de empates

Os jogos de domingo ficaram ainda marcados pelas vitórias fora de portas do líder FC Vizela, do Berço SC e do Vitória SC B. As equipas minhotas foram as únicas a cumprir o objetivo de garantir os três pontos num dia marcado por quatro igualdades.

Depois do empate caseiro na jornada anterior, o FC Vizela regressou às vitórias na visita ao União da Madeira. A equipa orientada por Álvaro Pacheco venceu por 0-2, com golos de Diogo Ribeiro (24'pen) e Kiko Bondoso (63'), e chegou às dez vitórias na competição. A equipa vizelense lidera com 31 pontos, mais três do que o SC Braga B.

Em Trás-os-Montes, o Berço SC prolongou o bom momento de forma com uma vitória por 1-2 sobre o GD Bragança. A equipa de Guimarães somou a quarta vitória nas últimas cinco jornadas, muito por culpa do bis de Ricardo Almeida na primeira parte (22' e 35'). Paulo Roberto ainda relançou a partida, ao converter uma grande penalidade ao minuto 57, mas os vimaranenses conseguiram segurar o triunfo até ao apito final.

No Estádio João Soares Vieira, o Merelinense defrontou o Vitória SC B num dérbi minhoto. A equipa de Merelim S. Pedro acabou derrotada por 1-3 e consentiu a primeira derrota caseira da temporada, tendo como consequência a perda do terceiro lugar para a AD Fafe. João Pedro bisou (26' e 55') e deu uma vantagem confortável aos vimaranenses, reforçada pelo golo de Luís Esteves ao minuto 64. A equipa da casa ainda reduziu em cima do minuto 90, com uma grande penalidade convertida por Nélson Pedroso, mas não evitou o desaire.

A onda de empates que se seguiu proporcionou um ponto importante para GD Chaves Satélite, CD Cerveira e Juventude de Pedras Salgadas. Os flavienses arrancaram um empate sem golos na visita ao CDC Montalegre e, em Vila Nova de Cerveira, a equipa da casa empatou a uma bola frente ao Maria da Fonte. Tiago Cruz deu vantagem à equipa da casa na primeira parte, mas Miguel Lima fez o empate na etapa complementar, assinando o 11.º golo na prova.

Em São Martinho do Campo, um golo de Assis aos 53 minutos deu esperança à Juventude de Pedras Salgadas de amealhar três pontos na visita à AR São Martinho. No entanto, os homens da casa responderam ao minuto 65, com um golo de jovem Ricardo Pinto que garantiu o empate final. Uma igualdade a uma bola foi também o resultado na receção do SC Mirandela ao Marítimo B. Os madeirenses estiveram em vantagem durante grande parte do encontro, fruto de uma grande penalidade convertida por André Mesquita ao minuto 15, mas os homens da casa chegaram ao empate a cinco minutos do final, por intermédio de César.

Campeonato de Portugal - Série A
Jornada 12

AD Oliveirense 0 - 1 AD Fafe
(João Victor 83')

GD Bragança 1 - 2 Berço SC
(Paulo Roberto 57'pen; Ricardo Almeida 22' 35')

Merelinense 1 - 3 Vitória SC B
(Nélson Pedroso 90'pen; João Pedro 26' 55', Luís Esteves 64')

CD Cerveira 1 - 1 Maria da Fonte
(Tiago Cruz 25'; Miguel Lima 56')

CDC Montalegre 0 - 0 GD Chaves Satélite

AR São Martinho 1 - 1 Juventude de Pedras Salgadas
(Ricardo Pinto 65'; Assis 53')

SC Mirandela 1 - 1 Marítimo B
(César 85'; André Mesquita 15'pen)

CSD Câmara de Lobos 0 - 4 SC Braga B
(Anthony Correia 5' 67', Schurrle 46' 57')

União da Madeira 0 - 2 FC Vizela
(Diogo Ribeiro 24'pen, Kiko Bondoso 63')

Classificação:
1. FC Vizela, 31 pontos
2. SC Braga B, 28
3. AD Fafe, 26
4. Merelinense, 24
5. Maria da Fonte, 23
6. Vitória SC B, 23
7. CDC Montalegre, 18
8. Marítimo B, 18
9. Berço SC, 18
10. AR São Martinho, 15
11. SC Mirandela, 14
12. Juventude de Pedras Salgadas, 12
13. GD Bragança, 10
14. União da Madeira, 10
15. CD Cerveira, 9
16. AD Oliveirense, 7
17. GD Chaves Satélite, 6
18. CSD Câmara de Lobos, 5