Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Eredivisie Aug 14, 2019 Daniel Sousa

Eredivisie. Ajax e PSV conseguem primeiras vitórias

A segunda jornada da Eredivisie trouxe as primeiras vitórias para Ajax e PSV, os crónicos candidatos ao título, que tinham cedido empates na ronda inaugural. No final da jornada, AZ Alkmaar e Utrecht são as únicas equipas que venceram os dois jogos até ao momento.

A jornada arrancou em Roterdão, com um duelo entre o Sparta Rotterdam e o VVV-Venlo. Um golo de Peter van Ooijen levou os visitantes para o intervalo na frente do marcador, mas a reação dos homens da casa estava guardada para  a etapa complementar. A equipa de Henk Fräser realizou uns 35 minutos finais de elevada qualidade, e não só operou a reviravolta como acabou ainda a golear (4-1). Abdou Harroui foi a grande figura da partida, ao apontar um golo e duas assistências.

No sábado, o FC Twente conquistou a primeira vitória na prova, na visita ao terreno do Groningen (1-3). Os comandados de Gonzalo Garcítinham empatado na ronda inaugural, mas conseguiram somar o primeiro triunfo num encontro onde os golos surgiram todos na segunda parte. O nipónico Keito Nakamura marcou pelo segundo jogo consecutivo e vai-se assumindo como uma das figuras da formação de Enschede, que regressou esta época à elite do futebol holandês.

Com Bruno Varela no banco, o Ajax recebeu e venceu o FC Emmen de forma bem clara, por 5-0. O médio Donny van de Beek foi o primeiro a marcar e conferiu vantagem ao intervalo para a equipa de Erik ten Hag. Na segunda parte, a turma de Amesterdão colocou o pé no acelerador e chegou à goleada, com um bom contributo do veterano Klaas-Jan Huntelaar, que saiu do banco para apontar os primeiros dois golos no campeonato.

O Vitesse, orientado por Leonid Slutsky, somou também o primeiro triunfo depois do empate inaugural frente ao Ajax. A equipa de Arnheim venceu por 0-2 no reduto do Willem II, de João Queirós (não saiu do banco de suplentes), com golos de Grot e Matavz.

A jornada ficou concluída no domingo, com mais cinco encontros. O Fortuna Sittard, com o português Mica Pinto no onze, empatou a uma bola, em casa, com o Heracles Almelo. O mesmo resultado verificou-se no embate entre o Heerenveen e o Feyenoord.

Em Waalwijk, um bis de Idrissi - que leva três golos em duas jornadas - garantiu a vitória do AZ sobre o RKC por 0-2. O resultado deixa a equipa de Alkmaar no topo da tabela, em igualdade pontual com o Utrecht, que recebeu e venceu o Zwolle por 3-1, com uma reviravolta na segunda parte.

A fechar a jornada, Bruma marcou na vitória do PSV sobre o ADO Den Haag por 3-1. Os visitantes ainda estiveram em vantagem, mas o extremo português marcou o golo que iniciou a recuperação da turma de Eindhoven.

Eredivisie - Jornada 1:

  • Sparta Rotterdam 4-1 VVV-Venlo (Dervisoglu 56', Ache 61', Harraoui 83', Veldwijk 89'; van Ooijen 20')
  • Groningen 1-3 FC Twente (Doan 84'; Nakamura 55', Cantalapiedra 70'pen, Vuckic 90+6')
  • Ajax 5-0 FC Emmen (van de Beek 27', Ziyech 47', Tadic 66', Huntelaar 80' 88')
  • Willem II 0-2 Vitesse (Grot 55', Matavz 70')
  • Fortuna Sittard 1-1 Heracles Almelo (Diemers 90+6'pen; van der Water 59')
  • Heerenveen 1-1 Feyenoord (Dresevic 80'; Berghuis 45+2'pen)
  • RKC Waaljwijk 0-2 AZ Alkmaar (Idrissi 35' 45+3')
  • Utrecht 3-1 Zwolle (van de Streek 47', Gustafson 49'pen, Janssen 73'; Hamer 16')
  • PSV 3-1 ADO Den Haag (Bruma 44', Malen 52', Gakpo 90+1'; Necid 33')