Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Fórmula 1 Nov 03, 2019 Ana Ventura

GP dos EUA: Hamilton... seis vezes Hamilton!

O britânico Lewis Hamilton é tricampeão mundial de Fórmula 1. Este domingo, o piloto de 34 anos terminou o Grande Prémio dos Estados Unidos no segundo lugar e conquistou o título pela sexta vez, colocando-se a apenas uma vitória do recorde de Michael Schumacher. Valtteri Bottas venceu a corrida.

A sair da pole position, Valtteri Bottas conseguiu manter a liderança da corrida enquanto o caos acontecia atrás de si. Sainz e Albon colidiram e o tailandês acabou com um furo enquanto que o espanhol ficou bem. Vettel, que perdeu o segundo lugar para Max Verstappen, perdeu também para Lewis Hamilton e para o seu colega Charles Leclerc, e mais tarde para Lando Norris. O alemão começou a ficar bastante lento e nem o mesmo nem a Ferrari descobriram a origem de tal erro. Depois de passar num kerb mais alto, partiu a suspensão traseira do lado direito e acabou por se retirar.

A Mercedes tinha como objetivo parar Lewis Hamilton uma vez e conseguirem chegar até ao fim com os mesmos pneus, enquanto que Valtteri Bottas iria parar duas vezes. O finlandês entrou na volta 15 para a sua troca de pneus e para cobrir a entrada de Max Verstappen, e acabou por sair à frente do holandês. Com o britânico a liderar, a equipa alemã chamou Hamilton para trocar de pneus na volta 24 e o mesmo recusou, e pediu mais uma volta. Na seguinte volta, trocou de pneus e caiu para terceiro lugar.

No meio/fim do pelotão, via-se Robert Kubica a retirar-se da corrida, com problemas elétricos. Entretanto, Verstappen entrou mais uma vez nas boxes para cumprir a sua segunda paragem e, uma volta mais tarde, entrou Bottas.

E foi a partir da volta 48 que a perseguição de Valtteri Bottas a Lewis Hamilton começou. Hamilton, que parou apenas uma vez, tinha pneus mais gastos e antigos, ao contrário do seu colega, que acabara de trocar para pneus novos. Demorou quatro voltas, e alguns retardatários, para o finlandês concretizar a ultrapassagem. A partir da volta 52, foi apenas gerir os pneus e esperar que Verstappen não se aproximasse muito de Hamilton.

Para boa sorte do mesmo, Kevin Magnussen teve um problema nos travões e parou na curva depois da reta longa. Foram abanadas bandeiras amarelas e Verstappen não pôde utilizar o DRS para efetuar a ultrapassagem sobre Hamilton

Com isto, Lewis Carl Davidson Hamilton foi coroado campeão do mundo pela sexta vez, sendo esta a terceira consecutiva e com duas corridas para o final da temporada de 2019. Valtteri Bottas venceu pela quarta vez esta época.

Classificação do Grande Prémio dos Estados Unidos da América:

  1. Valtteri Bottas, Mercedes, 1h33m55,653s
  2. Lewis Hamilton, Mercedes, + 4,148s
  3. Max Verstappen, Red Bull, + 5,002s
  4. Charles Leclerc, Ferrari, +52,239s
  5. Alex Albon, Red Bull, +78,038s
  6. Daniel Ricciardo, Renault, +90,764s
  7. Lando Norris, McLaren, +1 volta
  8. Carlos Sainz Jr., McLaren, +1 volta
  9. Nico Hulkenberg, Renault, + 1 volta
  10. Daniil Kvyat, Toro Rosso, +1 volta (+5 segundos penalidade)
  11. Sergio Pérez, Racing Point, +1 volta
  12. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, +1 volta
  13. Lance Stroll, Racing Point, +1 volta 
  14. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, +1 volta
  15. Romain Grosjean, Haas, + 1 volta
  16. Pierre Gasly, Toro Rosso, 
  17. George Russell, Williams, 2 voltas
  • Kevin Magnussen, Haas, retirou-se
  • Robert Kubica, Williams, retirou-se
  • Sebastian Vettel, Ferrari, retirou-se