Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

ATP Tour May 14, 2019 Daniel Sousa

João Sousa entra a ganhar em Roma e marca encontro com Roger Federer

João Sousa está de regresso às grandes vitórias. A atravessar um momento menos bom na temporada - tinha vencido apenas um encontro nos últimos seis disputados antes de chegar a Roma -, o tenista português deu uma boa resposta perante o norte-americano Frances Tiafoe (34.º ATP) na primeira ronda do Masters 1000 de Roma. O número um nacional venceu numa batalha que durou pouco mais de três horas, com parciais de 6-3, 6-7(3) e 7-6(4).

O tenista português começou da melhor maneira, ao vencer uma primeira partida onde até nem esteve propriamente feliz no capítulo do serviço (colocou apenas 39% das primeiras bolas). A reação do norte-americano surgiu na segunda partida, onde Tiafoe esteve por duas vezes com um break de vantagem. Contudo, o tenista vimaranense encontrou sempre maneira de devolver as quebras de serviço e conseguiu empurrar o encontro para o tiebreak, onde o adversário acabou por ser mais eficaz, de forma a forçar uma terceira e decisiva partida.

No derradeiro parcial, João Sousa ainda teve que salvar quatro match points quando servia a 5-6 para se manter no encontro. O tenista natural de Guimarães foi depois mais forte no tiebreak decisivo, onde começou a perder por 1-4 e acabou a vencer seis pontos consecutivos para selar o triunfo.

Apurado para a segunda ronda, o tenista orientado por Frederico Marques já sabe que vai ter que medir forças com o suíço Roger Federer, terceiro cabeça de série do torneio transalpino e que, por deter esse estatuto, beneficiou de um bye na primeira ronda.


Fotografia: NurPhoto