Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Liga BPI Nov 07, 2019 Daniel Sousa

Liga BPI: Clube de Albergaria ''atropela'' A-dos-Francos, Fofó sobrevive em jogo de loucos

Fotografia: Maria Garcia/Sports and Girls

A sexta jornada da Liga BPI disputou-se no passado fim de semana. O Benfica voltou a golear e segurou a liderança, numa jornada que teve ainda vitórias do SC Braga e do Sporting, os perseguidores mais diretos, um empate, uma partida com sete golos e uma goleada avassaladora do Clube de Albergaria.

Na Tapadinha, as encarnadas golearam o UR Cadima por 10-0. Darlene e Cloé Lacasse foram as grandes figuras de um encontro onde a equipa feminina das águias chegou aos 500 golos na história, mesmo tendo sido criada apenas na temporada passada. Catarina Amado, Nycole, Evy Pereira e Ana Seiça também marcaram.

O Sporting também venceu de forma tranquila, ao bater o Marítimo por 4-0. Carolina Mendes (24') e Raquel Fernandes (40') marcaram na primeira parte e, na etapa complementar, a capitã Nevena Damjanovic converteu duas grandes penalidades para fechar as contas. As leoas seguem em igualdade pontual com o SC Braga, que goleou o Valadares Gaia no 1.º de Maio, por 7-0. Vanessa Marques (7'), Farida Machia (27') e Hannah Keane (31') colocaram as minhotas a vencer por 3-0 ao intervalo. Na segunda parte, Dolores Silva (62') aumentou a vantagem com um grande golo, antes de Farida Machia (64'), Laura Luís (70') e Babi (89') fecharem as contas.

Em Ovar, a Ovarense e o CF Benfica proporcionaram um jogo de muita emoção. O Fofó venceu por 3-4, numa partida em que começou a vencer, permitiu a reviravolta e voltou a virar o resultado. A expulsão de Inês Salvador, ao minuto 16, traduziu um mau arranque de jogo para a equipa visitante. A defesa puxou Ana Rocha, quando esta seguia isolada, e deixou o CF Benfica reduzido a dez elementos. Ainda assim, o Fofó chegou à vantagem ao minuto 30. Bárbara Marques trabalhou bem pelo lado esquerdo, colocou a bola na área e Edite Fernandes assistiu Andreia Silva para o 0-1.

O segundo golo das visitantes surgiu a três minutos do intervalo. Sara Granja colocou a bola à esquerda para Catarina Realista, que assinou um belo golo com um volley de meia distância. Ao intervalo, as comandadas de Madalena Gala venciam por 0-2. No arranque da segunda parte, a Ovarense reagiu. Depois de defender um primeiro remate de Catarina Soares, a guarda-redes Aline Lima derrubou a atacante adversária e cometeu uma grande penalidade que Beta Silva aproveitou para concretizar no 1-2. O golo do empate surgiu ao minuto 62, com Ana Rocha a aproveitar uma bola perdida na área, na sequência de um canto, para encostar. Dois minutos depois, Beta Silva cruzou da esquerda e Ana Rocha antecipou-se a Aline Lima para confirmar a reviravolta no marcador.

A Ovarense estava por cima, mas o Fofó tinha uma resposta pronta para dar. Ao minuto 69, Bárbara Marques surgiu isolada e, perante a saída da baliza de Sara Oliveira, tentou contornar a guarda-redes, que a derrubou e viu o cartão vermelho direto. Na marcação do livre, o CF Benfica chegou ao 3-3. Catarina Carvalho arriscou no remate direto e colocou a bola no fundo da baliza de Miriam Ferreira. Com as duas equipas novamente em igualdade numérica, o CF Benfica fez o 3-4 aos 78 minutos. Bárbara Marques colocou a bola para Andreia Silva, que rematou de fora da área para o golo que confirmou a quarta vitória do Fofó no campeonato.

Nycole fez um dos golos da vitória do Benfica. (Fotografia: @alex.e.photos)

Na visita ao A-dos-Francos, o Clube de Albergaria conquistou a maior vitória na temporada. A equipa orientada por Paula Pinho venceu por 1-11, com uma grande exibição de Júlia Mateus. A número 19 das visitantes abriu o marcador logo aos nove minutos, na sequência de uma perda de bola da defesa da casa. Nove minutos depois, Patrícia Oliveira cabeceou para o 0-2, na sequência de um livre lateral à esquerda do ataque.

A equipa de Albergaria-a-Velha continuou a dominar a partida e, aos 26 minutos, Patrícia Oliveira bisou, na conversão de uma grande penalidade cometida sobre Noémia Baptista. Dois minutos depois, Júlia Mateus também bisou e fez o 0-4. Os golos continuaram a surgir e foram precisos novamente dois minutos para o Clube de Albergaria voltar a festejar. Rita Coutinho recuperou a bola em zona adiantada e assistiu Rita Cheganças para o quinto tento do encontro. A equipa da casa reduziu aos 36 minutos, com Jéssica Simão a converter uma grande penalidade a castigar uma mão na bola de Patrick. Porém, Júlia Mateus respondeu três minutos depois, ao assinar o hat-trick e colocar o resultado em 1-6 ao intervalo.

A segunda parte arrancou com dois golos em dois minutos para a equipa visitante. Noémia Baptista, isolada, fez o 1-7 e, aos 47 minutos, Júlia Mateus assinou o poker. A número 19 continuou a fazer estragos e, quatro minutos depois, assistiu Rita Cheganças para o 1-9. O jogo entrou depois num ritmo mais lento e só aos 83 minutos se voltou a festejar um golo. Solicitada por Ju Santos, Júlia Mateus fez o chapéu a Liz Amanda Brown e chegou ao quinto golo na conta pessoal. Depois dos cinco golos, a atacante somou ainda a segunda assistência, ao oferecer o bis a Noémia Baptista.

No encerramento da jornada, o Atlético Ouriense e o Estoril Praia empataram a uma bola. A equipa da Amoreira adiantou-se no marcador logo no primeiro minuto, por intermédio de Madalena Fernandes. Depois de um grande trabalho de Beatriz Fonseca, que surgiu isolada e ultrapassou a guarda-redes Bárbara Pisco, Madalena Fernandes surgiu ao segundo poste para concluir a jogada.

A equipa orientada por José Gonçalo Nunes teve ainda uma oportunidade soberana para fazer o segundo tento. Beatriz Fonseca voltou a ganhar as costas da defesa da casa e a ultrapassar Bárbara Pisco mas, de baliza completamente escancarada, atirou ao lado. O Estoril Praia continuou ao ataque, sempre com Beatriz Fonseca endiabrada. A número 18 investiu pela direita e colocou a bola na pequena área, onde Rita Carvalho atirou para uma boa defesa de Bárbara Pisco. Pouco depois, a guardiã voltou a levar a melhor sobre Rita Carvalho. Numa das raras aparições no último terço, o Atlético Ouriense fez mesmo o empate. Cristina Ferreira isolou-se, ultrapassou Tatiana Beleza e rematou para a baliza, terminando o lance com Nídia Santos a fazer o auto-golo, na tentativa de cortar de carrinho. No segundo tempo, Alberta Ahialey ainda atirou ao poste da baliza visitante. 

Liga BPI
Jornada 6

Benfica 10 - 0 UR Cadima
(Catarina Amado 9', Cloé Lacasse 10' 66' 85', Darlene 12'pen 29' 50', Nycole 72', Evy Pereira 83', Ana Seiça 88')

Sporting 4 - 0 Marítimo
(Carolina Mendes 24', Raquel Fernandes 40', Nevena Damjanovic 72'pen 89'pen)

Ovarense 3 - 4 CF Benfica
(Beta Silva 50'pen, Ana Rocha 62' 64'; Andreia Silva 30' 78', Catarina Realista 42', Catarina Carvalho 71')

SC Braga 7 - 0 Valadares Gaia
(Vanessa Marques 7', Farida Machia 27' 64', Hannah Keane 31', Dolores Silva 62', Laura Luís 70', Babi 89')

A-dos-Francos 1 - 11 Clube de Albergaria
(Jéssica Simão 36'pen; Júlia Mateus 9' 28' 39' 47' 83', Patrícia Oliveira 18' 26'pen, Rita Cheganças 31' 51', Noémia Baptista 46' 89')

Atlético Ouriense 1 - 1 Estoril Praia
(Nídia Santos 30'pb; Madalena Fernandes 1')

Classificação:
1. Benfica, 18 pontos
2. Sporting, 15
3. SC Braga, 15
4. CF Benfica, 12
5. Valadares Gaia, 9
6. Marítimo, 9
7. Clube de Albergaria, 9
8. Atlético Ouriense, 8
9. Estoril Praia, 4
10. UR Cadima, 4
11. Ovarense, 3
12. A-dos-Francos, 0