Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Liga BPI Dec 01, 2019 Daniel Sousa

Liga BPI. Sporting CP sofre, Benfica e SC Braga goleiam e Fofó reforça quarto lugar

A jornada nove da Liga BPI teve de tudo um pouco. O Sporting CP sofreu para conquistar os três pontos no arranque da jornada, o Benfica e o SC Braga conseguiram vitórias folgadas e Estoril Praia, Atlético Ouriense e CF Benfica fizeram bom uso do fator casa para conquistar triunfos.

A ronda abriu em Albergaria-a-Velha, onde as leoas tiveram muitas dificuldades para vencer o Clube de Albergaria. A equipa da casa adiantou-se aos 29 minutos, com Ju Santos a saltar mais alto do que as opositoras, na sequência de um pontapé de canto, e a bater Patrícia Morais. A vantagem das anfitriãs, no entanto, durou apenas seis minutos e Raquel Fernandes restabeleceu a igualdade com um forte pontapé. Na segunda parte, Carolina Mendes resgatou um difícil triunfo para as comandadas de Susana Cova. A atacante apareceu sozinha ao segundo poste para finalizar um cruzamento de Ana Borges, aos 78 minutos. Foi o oitavo golo da avançada de 32 anos no campeonato.

Na visita ao terreno do Valadares Gaia, o Benfica venceu de forma tranquila por 0-6 e manteve a liderança do campeonato. As encarnadas chegaram à vantagem aos oito minutos, com Darlene a assistir Nycole para o primeiro tento da partida. As oportunidades para as comandadas de Luís Andrade foram-se acumulando mas Carolina Vilão foi impedindo que o segundo golo aparecesse. A jovem guardiã, porém, nada pôde fazer para travar o remate de Cloé Lacasse aos 22 minutos. Ao intervalo, as águias venciam por 0-2.

Os restantes golos apareceram apenas na segunda parte. Cloé Lacasse bisou aos 52 minutos e, oito minutos depois, Nycole seguiu-lhe as pisadas. Ao minuto 75, um atraso de Inês Barge ficou curto e Darlene aproveitou para fazer o gosto ao pé. O Valadares Gaia teve as suas oportunidades, ainda que poucas, quase sempre pelos pés de Carlota Cristo, mas não conseguiu chegar ao golo. Em período de descontos, Pauleta fechou as contas com um grande pontapé de fora da área.

Na receção ao Cadima, o Estoril Praia venceu por 3-0, com o destaque a ir todo para a exibição de Pipa. A jogadora de 26 anos apontou os três golos da equipa da Amoreira, que nem com a expulsão de Constança Silva na segunda parte abrandou. Aos 17 minutos, depois de um livre que embateu na trave da baliza de Carolina Proença, a antiga jogadora do Benfica apareceu para fazer a recarga e abrir o marcador.

Depois da expulsão de Constança Silva aos 49 minutos, o Estoril Praia fez mais dois golos no último quarto de hora. Aos 76', Pipa bisou na sequência de um pontapé de canto e, em cima dos 90', a  mesma voltou a aproveitar um pontapé de canto para selar o hat-trick.

Na receção ao Marítimo, o CF Benfica até começou a perder, mas acabou por dar a volta e vencer por 3-1. A equipa de Madalena Gala reforçou o quarto lugar do campeonato, depois da goleada sofrida às mãos do Sporting CP na jornada passada.

Um golo de Telma Encarnação logo aos quatro minutos colocou as insulares em vantagem e, ao intervalo, esse era o golo que fazia a diferença. No segundo tempo, o Fofó precisou de apenas dez minutos para dar a volta à situação, com golos de Catarina Realista (49') e Andreia Silva (55'). A cerca de 20 minutos do fim, Joana Flores desfez as dúvidas e sentenciou o encontro a favor da equipa da casa.

O Atlético Ouriense conquistou a primeira vitória em casa na temporada, ao bater a Ovarense por 2-0. Depois de uma primeira parte animada, com ocasiões para os dois lados, o segundo tempo trouxe consigo as más condições climatéricas mas também os golos. Ao minuto 72, a equipa da casa conseguiu desfazer o nulo na sequência de um pontapé de canto, com Patrícia Dias a marcar um auto-golo. Aos 83', e já depois de ter desperdiçado uma boa ocasião, Cláudia Tecedeiro fez o gosto ao pé e sentenciou o encontro.

A jornada encerrou no Estádio 1.º de Maio, com o SC Braga a golear o frágil A-dos-Francos por 9-0. O técnico Miguel Santos rodou praticamente toda a equipa minhota, aproveitando para dar tempo de jogo a atletas habitualmente menos utilizadas, mas nem por isso a equipa comprometeu o objetivo.

Logo aos dez minutos, e já depois de ter ameaçado com um remate ao lado, Laura Luís aproveitou um atraso de uma defesa que ficou curto e foi ao choque com a guardiã Liz Brown, acabando por inaugurar o marcador. O segundo tento apareceu oito minutos depois, num livre estudado que resultou no golo de Rayanne Machado, a passe de Daniuska. Dois minutos depois, a venezuelana trocou a assistência pelo golo e deixou o resultado em 3-0. 

A avalanche ofensiva das minhotas continuou e Laura Luís fez o quarto golo da partida aos 33 minutos, a passe de Rayanne Machado. Antes, a madeirense já tinha desperdiçado três boas ocasiões, assim como Ana Teles também desperdiçou uma boa chance de fazer o gosto ao pé. Aos 41 minutos, Daniuska cobrou um pontapé de canto à esquerda do ataque e Jana antecipou-se a Liz Brown para fazer o 5-0. Ainda antes do intervalo, Ana Teles assinou um grande golo e deixou o resultado em 6-0.

Na segunda parte, Laura Luís fez o hat-trick aos 51 minutos, na marcação de uma grande penalidade, e rubricou o poker dois minutos depois. Em estado de graça, a avançada do SC Braga tentou marcar de bicicleta, à semelhança da última jornada, mas viu a bola ser cortada em cima da linha de golo. O resultado ficou sentenciado aos 89 minutos, com um cabeceamento de Francisca Cardoso.


Liga BPI
Jornada 9

Clube de Albergaria 1 - 2 Sporting CP
(Ju Santos 29'; Raquel Fernandes 35', Carolina Mendes 78')

Valadares Gaia 0 - 6 Benfica
(Nycole 8' 64', Cloé Lacasse 22' 52', Darlene 75', Pauleta 90+1')

Estoril Praia 3 - 0 Cadima
(Pipa 17' 76' 90')

CF Benfica 3 - 1 Marítimo
(Catarina Realista 49', Andreia Silva 55', Joana Flores 71'; Telma Encarnação 4')

Atlético Ouriense 2 - 0 Ovarense
(Patrícia Dias 72'pb, Cláudia Tecedeiro 83')

SC Braga 9 - 0 A-dos-Francos
(Laura Luís 10' 33' 51'pen 53', Rayanne Machado 18', Daniuska 20', Jana 41', Ana Teles 44', Francisca Cardoso 89')

Classificação:
1. Benfica, 27 pontos
2. Sporting CP, 24
3. SC Braga, 24
4. CF Benfica, 15
5. Atlético Ouriense, 14
6. Valadares Gaia, 13
7. Marítimo, 12
8. Clube de Albergaria, 10
9. Estoril Praia, 10
10. Ovarense, 5
11. Cadima, 4
12. A-dos-Francos, 0