Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Futebol Nacional Aug 13, 2019 João Morais

LigaPro. Nacional na liderança após ronda inaugural recheada de golos

No passado sábado foi dado o pontapé de saída para mais uma edição da LigaPro. Na primeira jornada, as equipas recém-despromovidas foram mais fortes e as estreantes não souberam entrar com o pé direito. No final da ronda inaugural fica o registo de cinco expulsões e um total de 25 golos.

CD Nacional e GD Chaves inauguraram, na Choupana, a edição 2019/20 do segundo escalão do futebol nacional. Os madeirenses, recém-despromovidos, levaram a melhor e venceram por três bolas a zero. Após uma primeira parte sem golos, coube ao avançado Bryan Rochez abrir o marcador aos 59 minutos. Pouco depois, aos 63’, foi a vez de João Camacho fazer o gosto ao pé. Antes mesmo do último golo da partida houve expulsão para o lado do GD Chaves. Costinha viu o segundo amarelo e foi expulso. A jogar com menos um, os flavienses viram Brayan Riascos fechar as contas.

O segundo jogo do dia foi na Póvoa de Varzim. A jogar em casa, a equipa de Paulo Alves recebeu a UD Oliveirense. Os cerca de 500 espetadores presentes nas bancadas foram para casa sem ver nenhum golo. António Oliveira, da formação de Oliveira de Azeméis, acabou expulso já para lá do tempo regulamentar.

Em Mafra a vitória sorriu à equipa da casa. Frente ao Cova da Piedade, os comandados de Vasco Seabra beneficiaram de um auto-golo de Allef logo aos quatro minutos de jogo, e aos 42’, Rui Areias fez o 2-0. Na segunda metade do jogo o defesa Joel marcou o terceiro, mas o Cova da Piedade não baixou os braços. O clube de Almada ainda reduziu para a margem mínima, com golos de Gustavo e Edinho, numa reta final frenética e que teve ainda a expulsão de Junior na equipa da casa.

Em estreia, o Casa Pia foi uma das equipas infelizes na ronda. Na visita ao Farense, o clube de Lisboa até começou a vencer, após um golo de penalty de Jorge Ribeiro, mas Pedro Simões empatou em cima do intervalo. O Estádio de São Luís, em Faro, ainda foi casa de mais dois golos no segundo tempo. Aos 74 minutos de jogo, Álvarinho fez o 2-1, e no tempo extra da partida, o avançado Fabrício fechou as contas.

Após um sábado de emoções fortes, Académica e Leixões foram os primeiros a entrar em campo no domingo. Os dois históricos do futebol português encontraram-se no Estádio Cidade de Coimbra, onde a equipa da casa levou a melhor. Os comandados de César Peixoto venceram os de Carlos Pinto por 3-2, num jogo com destaque para Filipe Chaby, médio emprestado pelo Sporting aos estudantes.

O primeiro golo da partida apareceu pelos pés de André Claro. Aos 13 minutos, o extremo converteu uma grande penalidade conquistada por Chaby. A resposta do Leixões apareceu aos 33’, quando Harramiz empatou a partida. A Briosa voltou a passar para a frente nos instantes iniciais da segunda parte, com um golo de Chaby. Apenas dois minutos depois, Harramiz voltou a empatar e o golo do triunfo da Académica surgiu apenas aos 87 minutos, por intermédio de Ricardo Dias.

Em Santa Maria da Feira, o récem-despromovido Feirense levou a melhor sobre o Vilafranquense por 2-0. Num jogo ameno, Fati marcou o primeiro aos 20 minutos de jogo e só na segunda parte é que as contas ficaram seladas. Ícaro teve cabeça para o segundo e deu a vitória aos comandados de Filipe Martins. Após o apito final no Estádio Marcolino Castro seguiram-se outros três jogos em simultâneo, que colocaram um ponto final na jornada.

No Seixal, o SL Benfica B recebeu e venceu o Estoril Praia, por duas bolas a uma. A equipa de Tiago Fernandes começou melhor, e passados 25 minutos desde o início da partida, Roberto bateu Svilar e adiantou a equipa da Amoreira.

Ainda na primeira parte, Pedro Henrique empatou o jogo e as equipas foram para o descanso em pé de igualdade. Após uma segunda parte onde o empate teimava em prevalecer, os encarnados acabaram por chegar ao golo aos 87 minutos, por intermédio de Úmaro Embaló. Para além dos golos, fica ainda o destaque para mais duas expulsões nesta primeira jornada, uma para cada lado. Simão foi expulso na equipa visitante e Pedro Álvaro deixou as águias reduzidas a dez.

Na receção ao FC Porto B, o Covilhã impôs-se por 2-0. Após uma primeira parte sem golos, o capitão Adriano Castanheira puxou dos galões e bisou na partida. Os serranos confirmaram o bom arranque de temporada, depois de já terem vencido os dois primeiros jogos na Allianz Cup.

Por último, o Penafiel saiu derrotado frente ao Académico de Viseu por 0-2. Na deslocação ao Municipal 25 de Abril, a equipa dos viriatos foi mais eficaz e Bruninho fez o primeiro ainda antes do intervalo. Na segunda parte, Bruno Loureiro selou as contas.

A segunda jornada da prova realiza-se a 17 e 18 de agosto.

LigaPro – 1ª Jornada:

  • Nacional 3-0 GD Chaves (Rochez 59', Camacho 63', Riascos 77')
  • Varzim 0-0 UD Oliveirense
  • Mafra 3-2 Cova da Piedade (Allef 4'pb, Rui Areias 42', Joel Ferreira 58'; Gustavo 81', Edinho 84'pen)
  • Farense 3-1 Casa Pia (Pedro Simões 45+2', Álvarinho 75', Fabrício 90+1'; Jorge Ribeiro 25'pen)
  • Académica 3-2 Leixões (André Claro 13'pen, Chaby 54', Ricardo Dias 87'; Harramiz 33' 56')
  • Feirense 2-0 Vilafranquense (Fati 21', Ícaro 51')
  • Penafiel 0-2 Académico de Viseu (Bruninho 45+1', Bruno Loureiro 55')
  • Benfica B 2-1 Estoril (Pedro Henrique 43', Úmaro Embaló 87'; Roberto 25')
  • Covilhã 2-0 FC Porto B (Adriano Castanheira 75' 90+2'pen)