Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

CN de Futsal Feminino Nov 12, 2019 Daniel Sousa

Nacional Feminino: Novasemente reforça liderança no Norte, Benfica e Sporting não desarmam a Sul

A jornada seis do Campeonato Nacional de futsal feminino realizou-se no passado fim de semana. A Norte, o Novasemente reforçou a liderança com um triunfo no jogo grande da ronda. No Sul, o Benfica sofreu para conquistar a sexta vitória, enquanto que o Sporting o fez de forma mais tranquila.

Na Zona Norte, o GD Chaves conquistou a primeira vitória no campeonato, na visita ao FC Vermoim. As flavienses venceram por 1-4 e estão agora mais perto de abandonar o último lugar da tabela classificativa. Ângela Sousa (3') e Sara Marques (4') fizeram os primeiros golos da partida, num arranque de jogo que foi um verdadeiro pesadelo para as famalicenses, que viram ainda Gabi Almeida ser expulsa.

O FC Vermoim procurou a reação na segunda parte, mas foi a equipa transmontana a voltar a marcar, em dose dupla, com um bis de Nady Brito (29' e 30'). As comandadas de Francisco Paiva reduziram a desvantagem a três minutos do final, por intermédio da capitã Ana Azevedo, mas não evitaram o segundo desaire na prova.

No grande jogo da ronda, o Novasemente recebeu e venceu o Santa Luzia, segundo classificado, por 3-2. A equipa orientada por Nélson Costa adiantou-se no marcador já muito perto do intervalo, por intermédio de Bianca Costa. O melhor arranque da equipa visitante na segunda parte resultou no tento da igualdade, apontado por Carla Vanessa (22'). No entanto, o empate foi sol de pouca dura. Dois minutos depois, Bianca Costa bisou e devolveu a vantagem às anfitriãs, que precisaram de mais dois minutos para ampliar a vantagem com um golo de Júnior. Mara Soares ainda reduziu para a margem mínima ao minuto 28 e relançou a partida para os últimos minutos. No entanto, os três pontos ficaram com as líderes, que aumentaram a vantagem pontual, e o Santa Luzia viu ainda Ana Sofia Ferreira ser expulsa por acumulação de amarelos.

Os desaires de Santa Luzia e FC Vermoim foram devidamente aproveitados pelo Águias de Santa Marta, que venceu por 0-1 na visita ao Nun'Álvares e igualou as vianenses no segundo lugar. Numa partida bem disputada do primeiro ao último minuto, o único golo em Fafe surgiu ao minuto 35 e foi apontado por Diana Sousa, que assegurou o regresso do emblema de Penafiel aos triunfos.

Ainda a Norte, o Lusitânia de Lourosa conseguiu a primeira vitória na prova, à semelhança do GD Chaves. A equipa comandada por Sofia Ferreira recebeu e venceu o Póvoa Futsal por 2-0, aproximando-se das adversárias na tabela classificativa. Carina Santos fez o primeiro golo da partida ao minuto 19 e levou a equipa de Aveiro a vencer para o descanso. Na segunda parte, as visitantes ficaram reduzidas a quatro elementos aos 34 minutos, devido à expulsão de Mariana Marques. A superioridade numérica foi aproveitada pelas jogadoras da casa, que fizeram o segundo golo no minuto seguinte, por intermédio de Inês Oliveira.

Campeonato Nacional de Futsal Feminino
Zona Norte - Jornada 6

FC Vermoim 1 - 4 GD Chaves
(Ana Azevedo 37'; Ângela Sousa 3', Sara Marques 4', Nady Brito 29' 30')

Novasemente 3 - 2 Santa Luzia
(Bianca Costa 19' 24', Júnior 26'; Carla Vanessa 22', Mara Soares 28')

Nun'Álvares 0 - 1 Águias de Santa Marta
(Diana Sousa 35')

Lusitânia de Lourosa 2 - 0 Póvoa Futsal
(Carina Santos 19', Inês Oliveira 35')

Classificação:
1. Novasemente, 15 pontos
2. Santa Luzia, 11
3. Águias de Santa Marta, 11
4. FC Vermoim, 10
5. Nun'Álvares, 7
6. Póvoa Futsal, 5
7. Lusitânia de Lourosa, 4
8. GD Chaves, 4


Na Zona Sul, o Arneiros conquistou nesta jornada a primeira vitória na competição. A equipa treinada por Márcio Marcelino recebeu o Golpilheira e triunfou por 2-0, com um golo a abrir cada uma das partes. No primeiro tempo, Catarina Constantino precisou de apenas dois minutos para adiantar a equipa da casa, ao passo que o segundo golo surgiu no primeiro minuto da etapa complementar e foi apontado por Filipa Penha.

A goleada da jornada surgiu na Póvoa de Santa Iria, onde o Sporting bateu o At. Povoense por 3-8. Na estreia de Cátia Tavares com as cores leoninas, as comandadas de Rui Ferreira entraram muito bem no encontro e fizeram dois golos nos primeiros dez minutos, apontados por Carolina Pedreira (8') e Débora Queiroz (9'). Do outro lado, a equipa da casa tinha uma resposta pronta para dar e conseguiu mesmo a reviravolta ainda na primeira parte. Nanci Neves fez o 1-2 ao minuto 14 e, três minutos depois, Marisa Lucas fez o empate. A viver o pior momento na partida, o Sporting consentiu ainda o terceiro golo, apontado por Bruna Romão, no minuto seguinte. Ao intervalo, o At. Povoense vencia por 3-2.

A reta final da primeira parte serviu de despertador para as leoas, que realizaram uma segunda parte de grande nível. Kika empatou novamente a partida ao minuto 26 e, aos 29', Débora Lavrador voltou a colocar as verde e brancas no comando. Um minuto depois, Kika bisou e deu um maior conforto à equipa sportinguista, que marcou por mais três vezes nos últimos sete minutos, por intermédio de Inês Gonçalves (33' e 35') e Cátia Morgado (39').

No Pavilhão N.º 2 da Luz, o Benfica manteve o registo 100% vitorioso com um triunfo suado perante o Quinta dos Lombos. As encarnadas venceram por 2-1, com um bis de Raquel Santos na primeira parte (11' e 17'). No segundo tempo, a busca incessável das visitantes pelo golo acabou por dar resultado ao minuto 38, com Sara Tavares a reduzir a desvantagem. Até ao final, apesar do esforço das forasteiras, o resultado não se alterou e os três pontos ficaram com a equipa orientada por Pedro Henriques.

O desaire do Golpilheira abriu caminho a um novo terceiro classificado. O Leões de Porto Salvo regressou às vitórias, ao bater a ARCD Venda da Luísa por 1-0, e isolou-se na terceira posição. O único golo da partida surgiu em cima do minuto 25, por intermédio de Joana Vieira. A pivô de 29 anos assinou o quarto golo da conta pessoal e garantiu a terceira vitória do Leões no campeonato.

Campeonato Nacional de Futsal Feminino
Zona Sul - Jornada 6

Arneiros 2 - 0 Golpilheira
(Catarina Constantino 2', Filipa Penha 21')

At. Povoense 3 - 8 Sporting
(Nanci Neves 14', Marisa Lucas 17', Bruna Romão 18'; Carolina Pedreira 8', Débora Queiroz 9', Kika 26' 30', Débora Lavrador 29', Inês Gonçalves 33' 35', Cátia Morgado 39')

Benfica 2 - 1 Quinta dos Lombos
(Raquel Santos 11' 17'; Sara Tavares 38')

Leões de Porto Salvo 1 - 0 ARCD Venda da Luísa
(Joana Vieira 25')

Classificação:
1. Benfica, 18 pontos
2. Sporting, 18
3. Leões de Porto Salvo, 9
4. Golpilheira, 7
5. Quinta dos Lombos, 6
6. Arneiros, 5
7. At. Povoense, 4
8. ARCD Venda da Luísa, 1