Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Seleções Sep 10, 2019 Daniel Sousa

RON4LDO! Portugal garante segunda vitória consecutiva no caminho para o EURO (crónica)

Do relvado natural para o relvado sintético costuma-se dizer que é preciso uma adaptação especial, dadas as condições diferentes do piso. Para Cristiano Ronaldo, no entanto, foi mais um dia de trabalho. O capitão apareceu em grande na visita de Portugal à Lituânia e guiou a equipa lusa a um triunfo por 1-5, o segundo consecutivo e que permite à equipa das quinas terminar esta dupla jornada no apuramento para o Campeonato da Europa com 100% de aproveitamento.

A exibição portuguesa foi em constante crescendo, e apesar dos processos ofensivos da seleção não estarem totalmente operacionais, a genialidade de Bernardo Silva, aliada à frieza de Ronaldo na hora de finalizar, trilharam o caminho. O jogador da Juventus abriu o ativo aos sete minutos, na conversão de uma grande penalidade. Porém, os lituanos responderam aos 28' com um tento de Andriuskevicius e a partida chegou ao intervalo empatada.

No segundo tempo, Ronaldo puxou dos galões. Primeiro, a meias com o guarda-redes Setkus, o capitão português bisou e devolveu a vantagem aos comandados de Fernando Santos. Apenas três minutos depois, uma assistência brilhante de Bernardo colocou Ronaldo numa situação em que o mais difícil era falhar e assim nasceu o terceiro golo.

Insaciável, o maior goleador da história da seleção nacional ainda teve tempo de assinar o poker - o segundo pela seleção - e com isso o 92.º golo por Portugal, um registo que o deixa a apenas 17 tentos de igualar o iraniano Ali Daei no topo da lista dos maiores goleadores da história das seleções. Antes do apito final, deu ainda para William Carvalho fazer o quinto golo.

Com quatro partidas realizadas, Portugal soma oito pontos e ocupa o segundo lugar do Grupo B, a cinco pontos da Ucrânia, que tem mais um jogo. Logo atrás vem a Sérvia, com menos um ponto e mais um jogo do que a turma portuguesa.