Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Liga BPI Nov 02, 2019 Daniel Sousa

SC Braga 7-0 Valadares Gaia: Gverreiras de espada bem afiada

O SC Braga goleou, este sábado, o Valadares Gaia por 7-0, em jogo da sexta jornada da Liga BPI. As Gverreiras do Minho continuam a somar vitórias depois do desaire frente ao Sporting na ronda inaugural e continuam na perseguição à liderança.

O marcador do Estádio 1.º de Maio começou a funcionar bem cedo. Vanessa Marques, no que seria um cruzamento em arco do lado esquerdo do ataque, acabou por fazer o primeiro golo da tarde. A bola atravessou toda a área e ninguém fez o desvio, o que acabou também por iludir a guarda-redes Carolina Vilão.

No encontro que marcou o regresso da brasileira Jana às convocadas (entrou aos 30 minutos para o lugar de Diana Gomes), o SC Braga aumentou a vantagem à passagem do minuto 27. Francisca Cardoso fugiu pela direita e colocou em zona central, onde Hannah Keane atirou para a defesa de Carolina Vilão. No entanto, Machia estava no sítio certo para fazer a recarga e dilatar o resultado. Apenas cinco minutos depois, Machia fletiu da esquerda para o centro e colocou em Hannah Keane, que encheu o pé e atirou de primeira para o fundo da baliza gaiense. Ao intervalo, a equipa minhota vencia por 3-0.

O Valadares Gaia apenas a espaços conseguiu incomodar a baliza à guarda de Marie Hourihan e, no segundo tempo, o SC Braga aproveitou a última meia hora para chegar à goleada. Dolores Silva, aos 62 minutos, apontou um grande golo e aumentou a vantagem para 4-0. Quatro minutos depois, na sequência de uma arrancada de Shade Pratt pela direita, a bola chegou ao segundo poste e Machia aproveitou para bisar. Ao minuto 71, a recém-entrada Laura Luís apareceu ao segundo poste para fazer o sexto golo da partida, após um cruzamento rasteiro de Francisca Cardoso. As contas da partida ficaram fechadas ao minuto 89, com Babi a aproveitar um ressalto para atirar a contar.

O SC Braga segue no segundo lugar da competição com 15 pontos, menos três do que o Benfica. Nos últimos cinco jogos, a equipa minhota somou apenas vitórias e conseguiu um saldo de 26 golos marcados e apenas um sofrido.