Udesporto - Jornal desportivo online com blog e análise de jogos

Seleções Oct 08, 2019 Daniel Sousa

Sub-19: Eficácia alemã empurra Portugal para segundo lugar

A seleção nacional feminina de sub-19 encerrou, esta terça-feira, a fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2020. A equipa portuguesa já estava apurada para a Ronda de Elite, pelo que discutia apenas o primeiro lugar do grupo 3 com a Alemanha. As germânicas foram mais fortes, num encontro disputado na Cidade Desportiva do SC Braga, e venceram por 1-4.

O encontro pautou pelo equilíbrio entre as duas equipas, sendo que as alemãs foram extremamente eficazes na hora de finalizar. As jogadoras portuguesas entraram muito bem na partida e, logo aos seis minutos, podiam ter chegado à vantagem. Francisca Nazareth foi derrubada em falta pela guarda-redes Willebrandt e a juiz da partida não teve dúvida em assinalar a grande penalidade. Na conversão, Telma Encarnação viu Willebrandt negar-lhe o golo.

A equipa lusa parecia confortável na partida, mas as alemãs foram muito eficazes quando se aproximaram da baliza de Carolina Jóia. Fuso (12') e Weidauer (18') colocaram as alemãs a vencer, pese a boa exibição da equipa das quinas. Antes do intervalo, Fudalla - a melhor em campo - fez o 0-3.

Na segunda parte, Portugal procurou reagir e continuou a apresentar bons lances, nos quais só falhou a finalização. A entrada de Ana Teles veio trazer uma lufada de ar fresco a Portugal, mas uma grande penalidade cometida aos 60 minutos foi como que um murro no estômago. Fudalla aproveitou para bisar, e as comandadas de José Paisana responderam dois minutos depois, com um remate de meia distância de Andreia Jacinto, que reduziu a desvantagem.

Até ao final, foi sempre Portugal a ficar mais perto do golo, quase sempre com Ana Teles em evidência. Porém, a capacidade finalizadora alemã prevaleceu e Portugal termina o grupo com seis pontos, em segundo lugar. As duas formações seguem, no entanto, para a Ronda de Elite.